segunda-feira, 18 de março de 2013

Programas que causam e minam a segurança do windows

Recentemente eu tive uma grande decepção com o programa Alterdata, é um software ERP, de controle financeiro e contábil, um programa muito bom e aclamado pelos usuários em geral, ele é extremamente estável e possui um suporte muito bom, no entanto, fiquei muito insatisfeito com o quesito segurança.

Precisei instalar o programa e perguntei ao suporte se era necessário que o usuário fosse administrador para que ele funcionasse, ele me disse que sim, mas que iria tentar instalar para ver.

Tentamos instalar o software, infelizmente ele nem mesmo instalou como usuário limitado, mesmo digitando a senha de administrador quando solicitado, o fato, é que para que ele seja instalado é necessário que diversos instaladores sejam executados, seria ideal um assistente único onde fossem selecionados os módulos, pouparia tempo e trabalho para a instalação.

Após instalado o suporte desativou o UAC e o firewall do windows para que o programa funcionasse adequadamente, fiquei profundamente decepcionado pois um programa de ponta como é o Alterdata e não possui uma política de segurança eficaz, ao fazer isso, abre o computador do cliente deles a toda a sorte de vírus e problemas, no meu post anterior eu postei as vantagens do UAC, ele previne que programas em geral executem tarefas administrativas sem o conhecimento do usuário, é um recurso excelente que não deveria ser desativado nunca.

Esse problema não é exclusividade do Alterdata, existem diversos programas que possuem esse mesmo problema, o que me deixou surpreso é um programa com a qualidade técnica dele possuir essa falha, ou então, o consultor não é suficientemente treinado para lidar com isso.

Fica aí a minha bronca com o Alterdata, por favor, corrijam o software para que ele funcione adequadamente com usuário limitado e com o firewall do windows e UAC ativados.

Nenhum comentário: