segunda-feira, 18 de março de 2013

Porque o Windows Ainda é inseguro?

O windows nasceu e se iniciou no MS-DOS, era um sistema monousuário e monotarefa, sendo assim, era um sistema extremamente inseguro, só existia um usuário e esse usuário poderia fazer qualquer coisa no sistema, o DOS e as primeiras versões do windows amargaram com todo o tipo de vírus, muitas vezes apenas por colocar um disquete você tinha o seu sistema destruído.
Nos primórdios, os vírus serviam apenas para bagunçar a vida das pessoas e nada mais. Com o advento do Windows NT as coisas mudaram, ele foi criado com um núcleo novo e independente do MS-DOS, que era somente emulado por retrocompatibilidade, ele foi feito com foco empresarial, onde é necessário um ambiente multiusuário e multitarefa. Na época foi lançado o Windows 98 com foco doméstico, ele até suportava mais de um usuário, mas esse suporte somente dizia a respeito de configurações e personalizações, não era um ambiente de segurança.
Com o windows XP as coisas mudaram radicalmente e ele passou a ser um sistema multiusuário de verdade, os documentos, arquivos e configurações passaram a ser invioláveis e um usuário não poderia/conseguiria alterar as configurações do outro.
Mesmo assim, o XP tinha diversas falhas de segurança, sem falar que o ambiente comum era monousuário e esse geralmente era administrador, os vírus e malwares em geral reinavam absolutos.
Nessa época, com o advento de criptografia e senhas fortes, os crackers passaram a fornecer programas pagos de maneira ilegal que necessitavam de crack's para funcionar, ao instalar esse crack o computador do usuário é transformado em um nó de processamento ou em um distribuidor de spam's ao ser conectado à internet.
A microsoft então lançou o Windows Vista que foi um marco, o primeiro sistema operacional Microsoft realmente seguro, com o controle de contas de usuário (UAC) infelizmente o recurso não foi bem recebido pelos usuários, acostumados a fazer qualquer coisa no computador sem serem perguntados, no mundo linux, ao realizar qualquer tarefa administrativa (nem sempre tão administrativa) é solicitada a senha do administrador.
Com o desgosto pelo recurso, a microsoft o deixou menos intrusivo no windows 7, mesmo assim, muitas pessoas o desabilitam ou então concedem a permissão sem olhar exatamente o que está sendo feito, o ideal seria que caso a pessoa quisesse ver uma fotografia e ela solicitasse permissões administrativas, a pessoa desistisse de ver e se tocasse que se trata de um vírus, mas não é o que acontece.
Ainda assim, o windows 7 é um sistema muito seguro, mas toda a segurança do windows 7 vai abaixo pois os usuários costumam instalar e usar muitos programas piratas que criam todo o tipo de brecha no sistema.

Se as pessoas usassem o Windows sem usar programas piratas e tivessem atenção ao executar os programas, o sistema seria praticamente tão seguro quanto o linux, mas infelizmente, o uso de programas piratas aliados ao desconhecimento do usuário, ainda tornam o windows um sistema inseguro.

Nenhum comentário: