Bom, estou escrevendo aqui a respeito de um grande problema enfrentado no dia a dia do uso de computadores, que é a respeito da segurança de sistemas e de redes em geral.
Atualmente, o sistema operacional que podemos dizer que é mais seguro são os BSD's em geral, seguidos das distros linux.
Uma pergunta, porque uma distro linux é segura?
Muitas pessoas irão citar um montão de coisas, algumas com fundamento e outras não, mas o fato é que as distribuições linux são muito seguras e por alguns motivos.:
- Sistema de usuários muito forte: O linux nasceu multiusuário e multitarefa, o que isso quer dizer?
Isso significa que cada processo executado é feito dentro de um espaço de usuário específico, por exemplo, um programa iniciado pelo usuário joão não consegue alterar nada no sistema principal e nem nos arquivos e ambiente do usuário josé, o sistema pode inclusive rodar duas "instâncias" do programa, uma com cada usuário.
Então, hipoteticamente, se um usuário conseguisse baixar um vírus que fosse executável no linux, esse suposto vírus não conseguiria acessar o sistema principal.
- Permissão de execução: Se um usuário baixar um arquivo executável da internet ou qualquer outro local, esse arquivo a priori não terá permissão de execução, nesse caso, o usuário terá que baixar o tal arquivo e somente depois ele terá que mudar os atributos do arquivo o tornando executável, isso significa que no linux não é possível um usuário executar um arquivo pensando se tratar de uma fotografia por exemplo, até mesmo porque, sistemas unix em geral não se importam com extensões de arquivos, eles lêem os metadados dos arquivos para reconhecerem o tipo do mesmo. Resta então ao cracker se aproveitar de alguma falha ou brecha no sistema.
- Sistema aberto: As distros linux e o linux em si são sistemas de código aberto, isso significa que qualquer pessoa que queira pode acessar o código fonte dos programas e então detectar defeitos ou falhas, isso significa que os problemas do sistema são conhecidos e qualquer um pode criar a solução, essa solução quando eficaz é muitas vezes publicada e então quem anda sempre atento às publicações pode executar os passos para corrigir, geralmente, o problema é rapidamente resolvido com uma atualização, resta então ao cracker se aproveitar do usuário através de engenharia social, e quanto a isso é muito complicado e é necessário que o usuário tenha conhecimento, a vantagem do linux é que os usuários em geral usam sistemas automatizados de instalação que garantem a segurança do sistema.
- Repositórios de programas: Diferentemente do mundo windows, no linux os programas são instalados através de repositórios de programas que fazem da tarefa de instalar simples e eficaz, as lojas de aplicativos dos smartphones e a própria windows store certamente se inspiraram nesse sistema que existe no linux há muitos anos.
Com esse sistema, é evitado que o usuário instale programas de origem duvidosa que possa comprometer o sistema, atualmente, o android que é um sistema linux possui diversas pragas virtuais que aterrorizam os usuários, mas diferentemente do mundo windows, essas pragas são instaladas pelo próprio usuário, geralmente programas maliciosos na própria play store ou programas instalados fora dela.
Todos esses motivos tornam a plataforma bastante segura, e vale lembrar que é possível ainda configurar as partições que podem executar programas e pastas, no entanto, caso o sistema venha a ganhar um bom número de usuários algum dia, eles podem usar de engenharia social para enganar as pessoas como ocorre no android, e a própria pessoa instalar o vírus semiconscientemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário