terça-feira, 30 de novembro de 2010

A morte do XP..... porque será que ela nunca chega?

Uma matéria muito bem escrita pelo Benito Piropo no fórum pcs fala da "morte do XP" que teima em resistir tempos e mais tempos no mercado, ele fala sobre os recursos do mesmo e muitas coisas, só que pra mim, a resistências das pessoas em sair do XP é muito óbvia e simples.... o sistema opercional pouco importa na vida delas.
A microsoft lançou dois sistemas operacionais excelentes após o XP voltado ao mercado de desktop, o Windows Vista e o Windows 7, o motivo do windows vista não ter ido adiante é simplesmente porque o XP cumpre muito bem o seu papel de sistema operacional e o Vista consumia uma quantidade grande de recursos pra época, o Windows 7 veio depois com o mesmo núcleo do Vista e ferramentas básicas, poderia ser simplesmente uma atualização, mas mercadologicamente não seria uma boa estratégia.
Mesmo assim,  o pessoal está migrando lentamente ao 7 simplesmente porque alguns programas não suportam mais o XP e porque o hardware moderno é mal aproveitado no XP também.
Opa! citei aplicativos lá em cima, agora vocês me entendem não? O Windows XP não é grande coisa em termos de sistema opercional, tem ferramentas nativas pífias e é uma brecha no quesito segurança, no entanto, se você precisa de um programa editor de fotos, ele está lá funcionando de forma maviosa no XP, precisa de um programa de comunicação, ele está lá, precisa gerenciar um bordel? pronto tem o programa que roda no XP...
A verdade é que nesses últimos anos o Windows XP angariou inúmeros aplicativos e as pessoas são bem servidas com ele, pra quê mudar então? porque eu iria migrar para uma interface diferenciada do que eu estou acostumado se tudo o que eu preciso está aqui?
O usuário quer apenas resolver o seu problema e o sistema operacional que ele vai usar pouco importa, o fato das pessoas não gostarem e linux ou qualquer outro sistema operacional diferente não é por causa da "facilidade de uso", pois sou requisitado desde montar uma rede ou formatar um computador até a instalar uma webcam ou antivírus, por mais que o sistema seja "fácil" as pessoas aprendem apenas aquilo que as interessa.
O sucesso inegável do Windows XP não está na sua robustez ou qualidade, está no fato que todos os aplicativos e provavelmente quase todo o hardware do qual você possa precisar irá funcionar e estará disponível pra ele, o sistema operacional para o usuário significa muito pouco ou nada, o que ele quer saber é se nesse computador ele poderá instalar o programa ou dispositivo que irá resolver o problema dele, e o XP em sua maioria atende bem esse propósito ele só vai morrer no dia em que termos programas apenas para o windows 7 ou vista e os computadores começarem a vir com dispositivos incompatíveis com ele.

Nenhum comentário: