quarta-feira, 19 de maio de 2010

Performance do Ubuntu 10,04 VS Windows Vs MacOSX

Antigamente podíamos sem dúvidas dizer: "A performance do Linux é Superior ao Windows", a realidade não é bem assim.

Com a nova versão do Windows 7 temos um cenário bastante interessante onde os dois sistemas operacionais (Ubuntu 10.04 e Windows 7 ) possuem performances bastante similares, com o Windows ganhando em alguma coisa e o Ubuntu Linux em outras.
Na época do XP (Vista não Conta) o mesmo era e é extremamente antigo e simplesmente não se aproveita do que o hardware tinha a oferecer, como resultado, mesmo tendo drivers inferiores, o linux ganhava em performance por ser mais otimizado em hardware mais recente, o exemplo disso é o SMP (Symmetric Multi-Processing), coisa que no XP ainda engatinha e há muito tempo tem um suporte decente em linux, o mesmo ocorre com a arquitetura de 64bits onde há tempos o linux suporta perfeitamente.
Com as melhorias inseridas no Windows 7, podemos ver os resultados interessantes do Ubuntu 10.04 VS Windows 7 onde os resultados são similares quando os drivers são semelhantemente otimizados. O interessante disso é que: O Ubuntu Linux 10.04 e o Windows 7 possuem performance semelhantes, Se as empresas resolvessem lançar jogos baseados em OpenGL o Ubuntu Linux teria uma performance Similar ao Windows e , em alguns casos , Superior e em outros inferior.

Vale lembrar que os testes foram realizados usando o Ubuntu 10.04 e que existem diversos sistemas operacionais baseados no kernel linux que podem ter uma performance diferente.

Sistema operacional baseado em linux? mas o que é isso? linux é linux não?
Não exatamente, vou explicar no próximo post.

Nenhum comentário: