Quando a microsoft lançou o XboxOne base ele era mais caro e menos potente que o Playstation4 base, a Sony ficou muito tempo jogando isso na cara da Microsoft, e mesmo quando ela lançou o XboxOneS este ainda não conseguiu superar o PS4 base.
Então surgiu a necessidade de mais resolução e a Sony lançou um console um pouco melhor que o PS4 base com o único intuito de suportar resoluções superiores, o preço não é muito diferente que o PS4 regular, este novo console foi chamado de PS4 Pro, e se tornou uma ótima opção de novas compras, especialmente por causa do HD maior de 1TB.
A microsoft que estava ressentida por causa dos problemas que teve com o XboxOne base lançou então um console super poderoso, o XboxOneX.
Este novo console tem mais que o dobro do XboxOne base... e qual o problema?
O problema é que mesmo com o poder adicionar do XboxOneX ele ainda não tem todo o poder para rodar todos os jogos em 4k nativamente, haja vista as configurações extremas que os computadores precisam ter para rodar em 4k, no final das contas, muitos jogos ainda rodam em resolução dinâmica ou em checkerboard assim como o PS4 Pro.
E para piorar, ele precisa ficar preso dentro da compatibilidade com o XboxOne base, jogos não são apenas resolução mas também conteúdo.
Vi um cara no combo infinito alegando que o XboxOneX não é segurado pelo XboxOne base porque quando se cria texturas e modelos 3D sempre são criados em alta qualidade e então são diminuídos para "caber" em locais menores, e eu concordo em partes, mas aqui vão meus argumentos:
1 - Criar texturas e modelos mais detalhados é mais caro: Para criar modelos e texturas com maior qualidade é necessário mais tempo de desenvolvimento, mais atenção nos detalhes, alguns truques que funcionam em certa qualidade e nem tão bem em outra qualidade, se a base instalada de consoles e aparelhos não funcionam em 4k, os desenvolvedores irão optar por criar texturas e modelos medianos (Talvez mirando no PS4 Pro) e então melhora um ou outro detalhe no XboxOneX.
2 - Jogos não são apenas resolução mas conteúdo também: Com o poder adicional do XboxOneX os jogos poderiam ser maiores, ter mais mapas e mecânicas mais complexas, mas como o jogo precisa funcionar no XboxOne base as desenvolvedoras optam por balizar "por baixo" e a única coisa que pode ser diferente são os gráficos e um pouco do framerate. Eu percebi bem isso jogando GTAV no meu notebook, os gráficos em si ficam bons, mas o jogo quase trava quando entra na cidade e tem um montão de gente e carros funcionando.
3 - A base instalada do XboxOneX é pequena: Nesta geração o PS4 reina absoluto no mundo dos consoles, então as produtoras obviamente olham para o mercado, visto que a maioria dos jogos multiplataforma, por motivos óbvios, possuem uma fatia de venda maior no PS4. Seria desperdício de dinheiro a produtora investir em desenvolvimento tendo em vista o XboxOneX que possui uma base pequena até mesmo entre os consoles da Microsoft.
4 - Os consoles estão freando até mesmo o PC: Hoje em dia certamente as produtoras olham com muito carinho o mercado dos consoles simplesmente por causa das vendas, o que ocorre é que jogos de PC sofrem concorrência com a pirataria, coisa que foi banida nesta oitava geração de videogames.
Esse é o meu pensamento, eu acredito que seria mais inteligente por parte da Microsoft que eles lançassem alguma coisa próxima do PS4 pro e focassem no desenvolvimento da próxima geração, por este motivo acredito que o comentário da líder da THQ nórdic é salutar, é uma coisa real.
Para comparação: Lista de especificações XboxOne e PS4
Nenhum comentário:
Postar um comentário