sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Nokia 5230 Como modem no linux entre outros

A cada dia que passa me acostumo mais e mais com o linux e suas facilidades, comprei essa semana um nokia 5230, preferi esse modelo por esses principais motivos:
  • Preço: Realmente convidativo, em diversos sites na internet o valor dele é de R$468,00 aqui na cidade estava esse valor também, porém essa semana subiu, só encontrei um modelo de vitrine na TIMAX por R$528,00 depois de chorar muito consegui baixar para R$495,00, estou super satisfeito com o mesmo, como não preciso de câmera, Wifi o 3G e o GPS foram o diferencial.
  • Symbian: O symbian apesar de defasado ainda é uma boa pedida e tem muita coisa pra ele.
  • 3G: Como tenho uma boa câmera e um note para acesso wifi, ambos eram dispensáveis no aparelho.
  • GPS: O que eu posso dizer? é ótimo e muito bacana :D
A minha preocupação era o acesso 3G usando o mesmo como modem no linux, para o windows é simples, você instala o nokia pc suite e configura depois de instalar os drivers do aparelho, nem precisa dizer que o PC suite não tem versão para linux né?
Mesmo assim decidi arriscar, o custo benefício era excelente e mesmo porque navegar pelo aparelho é razoável, porém depois que eu coloquei o bicho no ubuntu não é que o network manager reconheceu tudo na hora e está funcionando redondo? Não precisei instalar nada e a configuração do network manager é transparente e só next > next > finish.
Se alguém pretende adquirir o mesmo e está receoso quanto ao uso no linux, pode comprar sem medo que é uma ótima pedida! Funciona tudo tranquilamente.
O único porém é que como ele não carrega via usb o carregador tem que ficar pendurado junto com o cabo usb, a velocidade que ele atinge é maior que o do W580i, aqui em montes claros o W580i chegava a 56Kbps no GPRS e o 5230 chega aos 147Kbps em média no EDGE.
Show de Bola! (principalmente a R$0,50 ao dia hehe)

Nenhum comentário: