quinta-feira, 24 de junho de 2010

Considerações interessantes sobre programação em VB.NET Vs Qt Java e Python

Tradicionalmente sempre optei por programar em sistemas mais "livres", livre no quesito liberdade de criação, nunca vi com bons olhos a plataforma .Net da MS (e continuo não vendo hehe). Porém vontade e ideologia não enche barriga, por isso desenvolvo nessa plataforma também.
Aqui vai algumas impressões de um programador Pythoniano, java e C++ eventual, vale lembrar que eu não tenho qualificação, conhecimento e nem pretensão de dizer se alguma linguagem é superior à outra, se em algum momento do texto eu ser tendencioso ou dar a preferência à algum aspecto, o mesmo se baseia unicamente em opiniao e experiência estritamente pessoal.

Antes de iniciar gostaria de definir duas palavrinas para vocês:


fácil:  adj. Que se faz sem dificuldade: trabalho fácil. Que se consegue sem grande trabalho. / Claro, inteligível

simples:  Que não é composto. ,. Que não é complicado. Sem ornatos nem enfeites. De fácil interpretação.Puro; claro. Singelo; inocente.. Mero; natural.. Ingénuo; crédulo.. Exclusivo.

Eu sempre tive uma pequena ressalva quanto o modo de desenho visual em GTK+ e Qt, os layouts, no Glade por exemplo você tem que criar os layouts e depois colocar os "widgets" (botões, caixas de texto, etc)em containers para organizar a sua interface, fazer isso em um aplicativo gráfico é um tanto tedioso e o Visual Studio, Delphi, Netbeans e afins não precisam usar esse recurso, em Qt (utilizando o Qtdesigner) o desenho é mais flexível que no Glade, porém a aplicação dos layouts é praticamente obrigatória para que a sua interface fique mais bem acabada.
No Visual Studio e no Netbeans conforme você vai adicionando os objetos os mesmos vão apresentando as "linhas guias" e fica fácil fácil alinhar os objetos de iteração.
Só que após um tempo programando no Visual Studio é que percebi as vantagens do Jeito Qt e GTK de ser.
A programação da interface via código é extremamente simples desse modo e o redimensionamento da tela ao maximizar é excelente também, não existem problemas ao aumentar o tamanho da mesma pois os "conteiners layout" se ajustam automaticamente sem causar transtornos. É muito simples trabalhar com Layouts e Containers dessa maneira.
Percebi uma coisa interessante, usar o Visual Studio e o Netbeans é fácil, mas não é simples. É extremamente difícil compreender como funciona a construção da GUI no Netbeans e No Visual Studio é realmente muuito difícil, é muito fácil trabalhar mas não é simples.

Já sobre a programação eu percebi que usando o Visual Studio a mesma é realmente muito fácil, a gente fica só movendo ícones de lá pra cá e boas, muitas delas a gente nem sabe exatamente o que faz mas tem que colocar lá porque senão o programa não funciona, no visual studio para trabalharmos com os bancos de dados precisamos utilzar diversos tipos de variáveis: recordset, dataadapter, comand, conexão e fora as strings.
Para programar em Qt e usar banco de dados a gente precisa apenas de uma variável QSqlQuery uma Database e as strings que eventualmente precisaremos! pronto, o uso é muito simples e inteligível, e se usar uma ide como o netbeans fica muito fácil mesmo.
Outra coisa que eu percebi que o pessoal do trolltech desenvolveu e que é extremamente eficiente são os sinais e slots da Qt depois que você começa a utilizar fica realmente simples o código, ágil e fácil de programar.
Cada linguagem de programação possui seus pontos fortes e fracos, e na maioria das vezes o costume e conhecimento do programador é que define qual é realmente a "melhor", estou gostando muito e achando os recursos do Qt fantásticos e das API gráficas que venho utilizado atualmente é a mais rica em recursos, mais customizável e mais simples de utilizar.

Nenhum comentário: