sábado, 19 de setembro de 2009

Segurança? Use Firefox!

Eu dificilmente uso o MSN, mas infelizmente, como a maioria das pessoas o utilizam fui obrigado a abrir uma conta por lá, e hoje, sábado um amigo precisava conversar comigo, então abri o emesene que é um utilitário linux que se comunica com o hotmail entre outros, e um recurso que ele possui é mostrar os e-mails que você recebe pela rede microsoft.
O curioso é que eu não passo esse e-mail para ninguém e bloqueio todos que eu não conheço, a minha lista do hotmail é minúscula com apenas 22 pessoas, mesmo assim, recebo toneladas de SPAM por ele, felizmente não tenho nada de importante por lá, por isso eu nem abro ele, mas hoje por curiosidade abri e qual não foi a minha surpresa ao ver uma mensagem do banco bradesco, o qual eu não tenho conta:




Obviamente eu vi que era uma furada, ainda mais porque o endereço que o link tinha era www.bradesco.com.br, mas redirecionava para outro lugar no rodapé do firefox mostrava www.bradesco.com.br.br/kingdomsldkfr/recadastramento



mesmo assim resolvi clickar no link para ver como eram esses sites, fiquei curioso nunca fui(e espero nunca ser) vítima de phishing, os sites que eu considero importantes como sites de bancos entre outros estão nos meus favoritos e eu acesso somente por lá ou digito eu mesmo o endereço. A boa surpresa foi que o firefox não me deixou entrar no site:



Mas como estava muito curioso para ver a cara do site usei o opera que não me deu nenhum alerta e abriu o site de boa:


Não é apenas por usar linux que a gente está protegido, um usuário menos experiente poderia ter entrado nesse site e digitado a sua senha ou dados para posteriormente o gatuno se aproveitar dele, mas felizmente o firefox deu o alerta , mas fica a dica, cuidado onde clicka!

EDIT: Acabei de testar no IE7 e ele abriu o site também, sem nenhum alerta, como não tenho acesso ao IE8 eu não posso dizer sobre ele, Firefox 3 1 x 0 IE7.

Um comentário:

Felipe Cordeiro disse...

Impressionante como fazem sites idênticos ao original!